Sexta Sentai 10: Flashman

Chegou a Sexta Sentai com o Comando Estelar Flashman(Choushinsei Flashman, 1986)! Continuando a aposta no sucesso de Changeman, a décima série super sentai veio ao Brasil em 1989, causando estranhesa a mim, que já estava acostumado com o jeitão do Esquadrão Relâmpago. Por muito tempo minha preferencia ficou com os Changeman, mas quando o box de Flashman foi lançado, reassisti a série e me encantei com todo seu carisma, com o coração dividido em definir qual a melhor.

Como Changeman parece ser o ponto em que a produção alcançou o domínio pleno do que queriam fazer com os super sentai (com a limitação tecnológica e financeira que tinham em mãos), Flashman parece ser onde começam a acrescentar e experimentar livremente novos elementos.

O conceito dos heróis baseado em prismas é muito bem amarrado, porém passou desapercebido por mim, muito devido a tradução nacional, mas com os DVDs (e conhecimento de prismas e luz pós Beakman) me toquei todo a razão por traz do visual e poderes da equipe.

É a ultima série em que o design dos vilões ficou a cargo de Yutaka Izubuchi, onde ele exibe o máximo do conceito de alienigenas funcionais, assim como havia feito em Changeman. Seus monstros seguem mais uma linha cientifica do que a fantasiosa, que é a seguida até hoje, mesmo limitado pela necessidade de gerar uma roupa a ser vestida por um dublê, Izubuchi ousou bastante nas formas das criaturas, além de alcançar resultados perturbadores que causavam medo em nossa geração.

Flashman é uma série excelente, diversão garantida para todas as gerações!

Leave a Reply